E. T. the extra-terrestrial
E. T. the extra-terrestrial
E.T. the Extra-Terrestrial é um jogo de aventura desenvolvido e publicado pela Atari, foi lançado em 1982 para o Atari 2600. É baseado no filme de mesmo nome, projetado por Howard Scott Warshaw. O objetivo é guiar o personagem homônimo através de várias telas para coletar três peças de um telefone interplanetário que lhe permitirá entrar em contato com seu planeta natal.
Warshaw pretendia que o jogo fosse uma adaptação inovadora e a Atari achou que venderia bem com base no sucesso de bilheteria internacional do filme. As negociações pelos direitos do jogo terminaram no final de julho de 1982, dando a Warshaw pouco mais de cinco semanas para desenvolvê-lo para o natal de 1982. O lançamento final recebeu avaliações negativas, com gráficos de baixa qualidade e jogabilidade confusa enfrentando críticas significativas. E.T. é frequentemente citado como um dos piores jogos eletrônicos de todos os tempos e um dos maiores fracassos comerciais da história desta indústria. É citado como um dos principais fatores que contribuíram para a crise dos jogos eletrônicos de 1983 e tem sido frequentemente citado e ridicularizado na cultura popular como um conto preventivo sobre os perigos do desenvolvimento de jogos apressados ??e da interferência das publicadoras.
Foi considerado uma lenda urbana, relatórios de 1983 afirmavam que, como resultado da superprodução e devoluções, milhões de cartuchos não vendidos foram secretamente enterrados em um aterro sanitário de Alamogordo, Novo México, e cobertos com uma camada de concreto. Em abril de 2014, os escavadores contratados para investigar a alegação confirmaram que o aterro sanitário de Alamogordo continha muitos cartuchos de E.T., entre outros jogos. James Heller, o ex-gerente da Atari responsável pelo enterro, estava na escavação e admitiu à Associated Press que 728.000 cartuchos de vários jogos (não apenas de E.T.) foram enterrados. Marty Goldberg, coautor do livro Atari Inc.: Business is Fun, acrescenta que o despejo foi na verdade uma limpeza do estoque de cartuchos não utilizados da fábrica da Atari no Texas de vários títulos, bem como peças de consoles e computadores. De acordo com o documentário, Atari: Game Over, apenas 10% dos 1.300 produtos recuperados eram cartuchos de E.T.
Howard Scott Warshaw
1982